domingo, 25 de agosto de 2013

As minhas 10milhas na Mizuno 10miles

Olá gente, o dia chegou e foi tudo lindo. Queria começar agradecendo a todo carinho e amor que recebi durante essa semana pré prova. Os amigos do Projeto Carcará da FFF me deram um apoio quase que diário. Os amigos da vida nem se fala.

Não era qualquer prova, era a minha estreia nos 16km, era a estreia de Salvador no circuito de provas da Mizuno e era minha primeira prova correndo com a camisa do grupo de corrida, ou seja tinha que fazer bonito.

A semana foi terrível muita TPM (tensão pré mizuno), rolou muita ansiedade, dor muscular, garganta que quis inflamar e febre. Mas os dois últimos dias eu fui cercada de tanto carinho e amor dos amigos que relaxei.

A entrega do kit foi super rápida e a Mizuno deu um show de organização e inovação diante das provas de Salvador. Ao solicitar a mudança do tamanho da camisa, fui prontamente atendida sem qualquer resistência. Organizações de provas em Salvador bora aprender. O kit impecável, amei a camiseta e o clip buttom para colocar o número de peito, alfinetes nunca mais.

Do espaço montado só usufrui da massagem. Na hora que fui chovia e ventava muito, atividades de música estava rolando, só lembrei de Cristina Dória que arrasa na aulas de ritmos.

Queria fazer o cabelo e o teste da pisada, mas a demanda era grande então desisti. Dei uma olhada na loja, mas não me interessei por nada e fui embora.

Acordei cedo, as 5h50 já estava pronta. Fui pra prova feliz da vida, diante de toda a tensão que estava durante a semana, estava calma, feliz, receber o carinho dos amigos e do grupo de corrida foram essenciais.

Terminei não conseguindo aquecer e nem tirar todas as fotos que gostaria, as 7h06min a largada aconteceu. O tempo estava de sol, pedi a Deus que me deixasse concluir a prova em 2 horas e que eu não fosse a última a chegar.

Comecei com Ângela, Mariana e Ivan, como cada um tinha sua estratégia de prova, eles seguiram. Meus 10kms foram lindos, acho que pelo sexto km, João Paulo já vinha no sentido contrário muito forte. Em seguida Renato passou e me alertou do vento, ele sempre me alerta dos perigos (obrigada).

Não deu outra, sofri com o vento, o retorno parecia não chegar, a cada amigo que passava no sentido contrário eu gritava. Se eu gosto que me motivem, também adoro motivar.

Fiz uns 3km com Cristina Dória, comecei a sofrer com a vontade imensa de fazer número 2. Mas mesmo assim não desisti não, diminui o ritmo nos momentos mais críticos e fui administrando. Nada me fazia abrir mão da minha meta, quis surpreender todos com 1h45minutos pois no ritmo que vinha dava pra finalizar nesse tempo, mas não contei com essa dificuldade.

Embora tivesse uma conversa séria com meu estomago, ele nem tchum pra mim. Resolveu dar as caras na hora errada, mas o venci, mesmo tendo que diminuir o ritmo fechando a prova em 1h56min. Não rolou alimentação errada, foi tudo dentro da minha rotina, simplesmente ele acordou preguiçoso.

Se você me perguntar se foi difícil, foi, mas em momento nenhum me sabotei. A cada km via que estava focada nessa prova.

A 500ms da chegada, Roberto Barros estava me esperando pra chegar comigo. Amei, fiquei muito feliz, adoro receber o incentivo dos amigos e esse é amigo e parceiro de corrida.

Por força maior tive que ir logo embora, então as fotos foram poucas hoje. Tirou um pouco o brilho da festa, claro porque todo mundo sabe o quanto adoro tirar fotos, mas fiquei muito feliz pela prova, por ter conseguido fazer tudo que tinha planejado pra ela.

Cláudio, Alan, Fabiano e toda a equipe da Triplaforma obrigada pelo carinho, pelos treinos. É como já falei, minha gratidão é eterna e essa casa é o meu lugar.

João Paulo obrigada pelas orientações extras, por sempre me motivar e me fazer buscar o meu melhor nas provas. Me inspirar em você é muito fácil, cada prova fico mais orgulhosa de tê-lo com meu coach esportivo. Até a minha chegada foi igual a sua na Maratona do Rio...pena que você não viu.

Parabéns para os amigos Angela, Ygor Graça, Renato, Ricardo, Roberto, Alberto, Ivan, Mariana e André que estão sempre arrebentando nas provas. Cada um conseguiu fazer o tempo que desejavam.

Senti falta de Claudia e Luciana na prova. Faltou encontrar com tanta gente que tinha programado paquitagem, mas enfim, nas provas seguintes vamos diminuindo esses desencontros. Tudo passa muito rápido, eles encerram tudo muito rápido, então termina faltando tempo pra fazer tanta coisa. Edson na próxima prova eu vou garantir nossa foto logo na chegada viu.

Agradecimento a Wilde(minha segunda mãe) e Jorge que foram me ver chegar. Sei que todas as pessoas que não conseguiram me encontrar ou estar lá estavam mandando vibrações positivas.

Ao falar com minha mãe de Petrolina por telefone ela me disse algo que tem tudo a ver. “Minha filha parabéns pela prova, sei que esse mundo lhe traz desafios, superação e muitas alegrias, se antes não lhe apoiava por temer as lesões, hoje eu vejo que sem a corrida você não pode mais viver. A Corrida lhe trouxe mais saúde, um novo corpo, mais autoestima, amigos, novas experiências e principalmente felicidade”. Finalmente ganhei mais um aliada, risos!

Da prova só tenho elogios. Hidratação impecável com tendas, ou seja visualizávamos de longe as hidratações, Gatorade, sinalização de retorno/distância em milhas e em quilômetros, fotos e certificado enviados pelo facebook. A medalha é linda e pesada, mais também uma prova de 16km, o peso é de muita superação.

Espero que mais circuitos venham pra Salvador, porque espaço e demanda tem. Ano que vem estarei novamente nas 10 milhas, quem sabe fazendo um tempo abaixo de 1h30min (treinarei muito pra isso).

Tudo na minha rotina estava voltada para Mizuno 10 miles, e agora que ela passou? Novos desafios vem ai! Aguardem!

Fiquem com as fotos da prova!















Se você acha que correr não é pra você? Também achava que não era pra mim e olha eu hoje concluindo uma prova de 16km. AQUI talvez lhe motive a começar.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Acredite em Você!

Tá chegando o dia. Estou sentindo um turbilhão de borboletas no estômago, muita ansiedade e vontade que domingo chegue logo.

De noite é o pior momento, mesmo chegando em casa tarde, paro e penso na prova, demoro pra dormir, mas quando o sono chega apago e descanso.

A minha estreia nos 5K aconteceu no dia 10/06/2012, nos 10k em 02/12/2012 e nos 16k será dia 25/08/2013. Em cada prova rolou ansiedade, deu medo, mas essa...tem sido tudo triplicado. Passei 3 meses me preparando pra essa prova, em alguns momentos pensei que tinha surtado quando me inscrevi nos 16,093km. Mas sempre acreditei que poderia fazê-la.

Ao longo desses meses, desistir não era possível, só se me lesionasse. Cada dificuldade ficou menor que essa prova, todas as provas que fiz até aqui serviram de preparação pra essa. Abri mão de algumas festas, encontros entre amigos, “relacionamento” (porque que não entendia o meu objetivo), abri mão do meu pretinho preferido (chocolate) a dois meses, melhorei a alimentação, evolui na perda de peso, treinei muito, as vezes até mais do que deveria(as bolhas nos pés que o digam), consegui evoluir na distância que não passava dos 10km.



Nesses 3 meses conheci tanta gente linda, que me inspirou, incentivou e acreditou que daria conta. Ganhei muitos parceiros nessa caminhada como a Assessoria Esportiva Triplaforma que acreditou no meu potencial e abriu as portas pra mim, Cláudio minha gratidão será eterna.

Os amigos sejam corredores ou não, cada vez mais entendem o amor que eu tenho por esse esporte. Alguns lançam desafios “Insanos”, João Paulo é um deles, tudo que ele me sugere e me desafia, vou até o fim. Criei tantos projetos pra me motivar nessa caminhada... as minhas hastags que o digam (#semchocolateateMizuno #rumoaos70 #projetocassiagostosa #30diassemchocolate). Sai do prumo em alguns momentos, mas logo em seguida voltava ao foco.

Quando me perguntam se estou preparada? Penso que sim, mas o novo nos faz temer, nos faz ficar ansiosos. Se você me perguntar se pudesse voltar no tempo se faria melhor? Certamente direi que sim. Mas sei que errando ali, acertando acolá sempre tentei fazer o meu melhor.

Domingo não estarei focada em tempo (só não quero ser a última a chegar). Quero completar a prova feliz, correndo, curtindo e superando meus próprios limites.

Quando parecer impossível terminar, lembrarei de todo carinho que recebi até agora, lembrarei de todas as pessoas que me acompanham, das pessoas que curtem esse blog e se motivam com minha evolução.

Até lá desculpe minha ansiedade, ela só cresce.

Quero todo mundo lá me vendo cruzar o pórtico de chegada.

Para aqueles que acham que nunca vão correr, dançar, pedalar, emagrecer, vencer algum desafio, pensem se cheguei aqui, qualquer pessoa consegue. Acredite em você, porque:
“Nunca é tarde demais para ser aquilo que sempre desejou ser.” Então...



O sonho de realizar os 16,093km tá chegando!

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Coaching

Olá gente,
recentemente escrevi sobre Coaching Esportivo aqui no blog. Quem não leu AQUI pode conferir. Associada a esse tema tive o prazer de conhecer Thelma Calasans, uma ótima profissional com vasto conhecimento em Coaching aqui em Salvador.

Deixo aqui uma ótima matéria que ela fez e saiu no Jornal Ei Taxi.

Clique na imagem pra vê em tamanho maior.

Quem procura ter ajuda de um de coach, estará em boas mãos.

Deixo abaixo seu contato.
THELMA CALASANS
CALASANS CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
Rua José Peroba 297, Ed. Atlanta Empresarial, sala 1105
Costa Azul - Salavdor -Ba CEP: 41.770-235
Tel.: (71) 26265247
Fax.: (71) 32725287
Cel.: (71) 81011892/(71) 92155278
thelma@calasansconsultoria.com.br

Bjs
Cássia

domingo, 18 de agosto de 2013

Corrida Duque de Caxias

Olá gente!


Hoje foi dia de correr a 41° Corrida Duque De Caxias organizada pela Exército. Quando Roberto me falou dessa prova, não hesitei mesmo sabendo da corrida dos correios em fazer com ele os 7km. A prova dos Correios era mais perto pra mim, com o percurso maior, mas estou devendo fazer uma prova com ele a um tempão e essa seria uma ótima oportunidade.

Infelizmente ele não acordou bem e me mandou um torpedo bem cedo que faltaria a prova, uma grande pena. Tratei logo de ir pro ponto de ônibus, hoje não usei o carro de minha mãe pois o objetivo era depois de concluir a prova, voltar pra casa correndo e fazer meu último longão como preparação pra Mizuno.

Como é? Você corre uma prova e depois faz mais outro percurso correndo? Isso mesmo gente, é algo muito comum entre os corredores. Se Marcio Villar dobra as provas, porque eu não posso me espelhar num dos melhores ultramaratonista do Brasil? Tudo bem que o cara dobra ou triplica as provas mais temidas do mundo, mas de qualquer forma, é um exemplo.

Como foi a primeira vez que fui de buzu(ônibus) pra Barra, peguei um ônibus que me deixou na Centenário e fui pro Farol da Barra certa de que a largada aconteceria lá. Como só via a movimentação dos militares, tratei logo de ligar pra Ivan que me mandou seguir e vir pro Porto da Barra.

Cheguei com 15 minutos de folga pra largada da prova. Detesto chegar em cima da hora, encontrei rapidamente Joel que depois terminei procurando ele novamente, mas já tinha sumido do local onde nos encontramos. Joel bom te ver, mas eu ainda quero lhe encontrar com calma, pra tiramos foto, conversar um pouco sobre a prova. Muito feliz por ver você em mais uma prova.



Mariana não se inscreveu pois está em recuperação de uma lesão no joelho e precisa focar na prova Mizuno 10miles que faremos os primeiros 16km da nossa vida. Ela terminou fazendo a prova inteira comigo, me motivando do início ao fim. Normalmente corro com a parceria de Angela, quem me acompanha sabe disso, mas como 97% dos amigos na corrida dos carteiros achei que faria sozinha diante da ausência de Roberto.

Com Mariana

Depois do primeiro km, ela começou a me lançar desafios, identificava alguma mulher e lançava o desafio de ultrapassá-la. Cada pessoa que eu passasse, ela registraria a ultrapassagem. Teve uma que foi insistente, eu passava ela me passava até que na subida no fim de ondina ela andou e ai não teve como ela me ultrapassar mais.

O meu segundo km foi o melhor pace(tempo que o corredor demora pra percorrer um km) da vida. Fiz toda a prova variando entre 6’30, com o melhor pace de 6’13. Lindo né pra uma pessoa que está acostumada a fazer um pace de 7’30.

Ela soube trabalhar minha mente, me motivando a vencer eu mesma. Já tem tempo que tenho me cobrado um pace mais digno, diante dos treinos que tenho feito, mas minha mente me boicota, sempre acho que vou quebrar e não completar a prova se for mais forte. Hoje eu tive a certeza de que não quebrarei, de que o limite está na minha cabeça, não é mais física.

Por volta do 2,5km Ivan passou por mim. A largada masculina aconteceu 10 minutos depois da feminina e podemos nos encontrar e Mariana registrou.


No 6km, Luciana passou por mim fazendo seu longão e me gritou dizendo que já estava acabando. Luciana é uma das melhores corredoras da minha categoria e que sou fã de carterinha. Se ela e Mariana me mandavam avançar, porque não? Cheguei exausta mais certa de que se continuar nesse pace, logo logo estarei abaixo dos 6’km/h. Condições físicas eu tenho, o peso não me limita mais, então tenho que evoluir. Bruno Natal, me espelhei no seu pace lindo viu!


Ivan chegou logo em seguida fazendo uma excelente prova de 10km e com recorde pessoal, depois Nadja amiga deles e uma pessoa simpática que arrasou nos seus 10km. Terminada a prova, tiramos fotos, comemos fruta e acompanhamos a premiação.



Parabéns pra organização da prova, hidratação de 2 em 2 km, bloqueio das vias para os atletas, inscrição barata via internet, entrega rápida do kit, chip descartável, uma variedade de frutas(banana, maça, tangerina), energético e água gelada na conclusão da prova.

Se toda organização de prova diminuíssem seus lucros teríamos provas mais baratas em Salvador. Ano que vem estarei nesse circuito novamente.

Mas e o longão? Pois é, terminado esse momento prova, me despedi da galera e segui. Na Pituba encontrei com Julia na praia e ela me gritou dizendo, “Cassinha você acabou de concluir uma prova e ainda está correndo?” E ai gritei que agora era hora do longão. O sol estava de matar um e a camisa da prova como é simples, esquentava demais.

Chegar em casa com os 15km completados em 1h49min50seg. O meu primeiro longão que aconteceu no dia 04/08 fiz em 2h08min24seg. Ou seja muito feliz por diminuir em 19minutos o tempo do meu primeiro longão.


O meu companheiro de hoje na prova foi o meu primeiro tênis de corrida, o Nike Pegasus +27. A nike acaba de lançar o +30. O mesmo modelo escolhido no começo do Márcio Villar nas corridas, uma outra coincidência é que ele começou a correr com 98kg e eu com 98.8kg. Ou seja, muitos motivos pra me espelhar em mais esse grande atleta brasileiro.

Quem não conhece a história dele, pode conhecer um pouco lendo a revista O2 deste mês(agosto) ou comprando seu livro “Desafiando Limites” através do e-mail ultramarciovillar@gmail.com. Já li e recomendo a todos, chorei em muitos trechos do livro, é superação do início ao fim.

Olha as fotos das ultrapassagens.

Essa deu trabalho!

Na primeira foto ultrapassei a de calça azul.

Hoje é também dia de comemorar mais 30 dias sem chocolate, completando 60 dias sem o meu pretinho predileto. Tudo em nome da prova de maior distância que acontecerá no próximo domingo dia 25/08. O projeto #semchocolateateMizuno continua.

Farei a Mizuno 10 miles no maior percurso do circuito, 16km. Quero desde já convocar todos os amigos e familiares a irem me ver chegar. Será um marco muito especial na minha trajetória com a corrida. Lógico que estarei com todos os amigos corredores, correr sem eles não tem o mesmo glamour. Serei a última da turma a chegar, então por favor vão me resgatar.

Até domingo chegar estarei muito ansiosa e devo externar isso em outros post durante a semana. Estréia em distância é sempre assim. Espero completar, espero fazer bonito em agradecimento a tanta gente que se motiva comigo, que tem me ajudado constantemente a não desistir, que acredita no meu potencial, na minha evolução.

Qual foi o tempo oficial da prova? 43min27seg. 17ª na classificação geral e 2ª colocada na minha categoria.

sábado, 17 de agosto de 2013

Como é a véspera de uma corrida.

Olá galerinha, já estava com saudades de escrever. Fiquei uma semana fora por conta da viagem que fiz pra Petrolina e retorno cheio de atividades, mas estou de volta.

A viagem foi ótima, deu uma energizada e receber o carinho da família é sempre fundamental. No aniversário de meu pai, comi uma fatia de torta do aniversário, ainda bem que não foi de chocolate. Fui flagrada saindo da dieta! :-)



Todo mundo entendeu o meu foco com a alimentação e atividade física, então ninguém tentou sabotar o que comia.

Minha mãe está de parabéns, manteve minha alimentação certinha. Não ficou reclamando que não comia as coisas, se comportou muito bem.

Nos treinos tive a companhia da afilhada Karen Isvi de 9 anos que me acompanhou de bicicleta e resistiu bravamente até o fim dos treinos. Parceria melhor não podia ter.

Notícias atualizadas da viagem, vamos ao post de hoje.

Muitos me perguntam como é a véspera de uma corrida. O que eu como, o que eu faço antes e depois. Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que isso é o que funciona comigo tá. Então vale testar antes pra depois NÃO me culpar, risos. Cada pessoa é uma pessoa.

Nas 24h horas antes da prova.

a. Descanso muito: antigamente não treinava nesse dia, mas hoje faço um treino leve de 5km. Se você está começando e não conhece o que funciona com você, a véspera é dia de descanso, então não treine.

b. Faça uma alimentação adequada. Pra mim isso é fundamental e não descuido. Na prova que fui muito confiante não me alimentei adequadamente, me dei mal. Passei mal na prova, vomitei e tive diarreia, completei a prova andando os 2km finais. #bizarro.

Normalmente almoço algo leve e a noite como um prato de massa. Sempre macarrão ao molho de tomate, nada de molhos cheios de fri fri pelo amor de Deus. Como meu intestino é instável, evito comer muita coisa integral um dia antes e no dia da prova nada de carboidrato integral pra evitar problemas. Como estou fazendo reeducação alimentar, as porções não são generosas.

c. Vestimenta e acessórios devidamente prontos antes de dormir. Arrume tudo que usará no dia da prova. Já deixo a roupa separada e meia no tênis, carrego o frequencímetro, separo o protetor solar e óculos e deixo bem perto da roupa. Como normalmente vou pras provas sozinha, não levo muita coisa. Tudo que uso vai na pochete que pra mim foi a melhor aquisição que eu fiz. Não gosto de deixar nada no guarda volumes.

A minha listinha é:

1. Pochete Track&Field
2. Elásticos para o cabelo.
3. Frequencímetro Garmin Forerunner 610.
4. Documento com foto.
5. Dinheiro e chave de casa.
6. Cartão de Crédito e Cartão do Plano de Saúde.
7. Gel de Carboidrato (para provas e treinos maiores).
8. Óculos de Sol (indispensável).
Levo na mão enrolado no guardanapo uma banana pra comer meia hora antes da prova.

d. Dormir bem. A torcida inteira do Corinthians fica ansiosa e tem dificuldade de dormir na véspera da prova, mas a minha sugestão é, tente dormi cedo e mesmo que não consiga dormir, fique deitado, mentalize coisas boas, uma hora o sono vem. Uma coisa que funciona comigo é não dormir de tarde porque assim de noite dormir fica muito mais fácil.

e. Dia da prova acorde cedo. Se preciso está no local da prova as 7hs, acordo as 4:40 da manhã. Outra dica, se você é ruim pra comer cedo, recomendo você preparar seu café da manhã na véspera. Já deixo meu sanduiche pronto na geladeira. Na hora é só fazer o café e esquentar o sanduíche. Essa parte pra mim é difícil, fico sentada uns 30minutos comendo calmamente pra coisa fluir. Nas provas a partir de 10km gosto de acrescentar bata doce (não muito) mas me ajuda a ter mais energia.

f. Chegue no local da prova 50min antes da largada. Parece ser muito, mas adoro os encontros e fotinhas pré prova. Nesse tempo consigo encontrar muita gente, tirar as fotos e aquecer. Antigamente eu não conhecia ninguém, mas mesmo assim gostava de ver as pessoas, me contaminar com a energia da prova.

g. Largada no seu pelotão. Gente, vamos largar no seu pelotão. Tem prova que tem pelotão que é baseada no seu tempo nas provas. Adidas é uma delas, então a galera do pelotão tartaruga a qual pertenço nada de querer larga no pelotão queniano. Quem vai com tudo, atrapalha demais ficar desviando para avançar na prova. Pra aquelas pessoas que estão começando e que anda muito, largar na frente, não rola heim....bora praticar o discernimento. Faça como eu, fica no seu pelotão que ninguém te estressa e você não estressa ninguém.

h. Para as provas menores de 10km, nada de gel durante a prova, apenas hidratação. Tem uma galera fazendo uso de gel nos 5km, acho extremamente desnecessário. Gel é pra atividades com mais de uma hora de duração. Em 15 meses de corrida usei gel pela primeira vez dia 14/07. Testei antes e foi sucesso, não senti nada, o gosto não é nada espetacular, mas também não é nada impossível de tomar, pra mim surte mais efeito psicológico do que físico. Me dá mais segurança pra correr forte na segunda parte da prova que é onde meu rendimento é menor.

i. Depois da prova, costumo comer a banana dada no fim da prova e o energético. Quando chego em casa gosto de me hidratar bastante. O resto do dia faço uma alimentação normal.

j. Quando faço um longão de 15km, assim que chego em casa tomo Whey Protein para ajudar na recuperação e síntese protéica muscular.

Sou daquela turma que defende que uma boa alimentação, bom sono aliada a dedicação nos treinos, vale muito mais que utilizar suplementação em excesso.

Vou deixar vocês com fotinhas novas com antes/agora. Percebem alguma diferença?




E você o que faz antes e depois da prova?

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Alguns dias OFF mais também ON

Amigos,
estarei 5 dias na minha terrinha (Petrolina-PE), em comemoração aos 80 anos de vida de meu pai (amanhã) e dia dos pais no domingo.

Aproveito para desejar a todos os pais “um domingo muito especial” ao lado dos seus filhos. Pode ser uma data comercial, mas filhos, aproveitem em vida os momentos que vocês podem estar com seus pais.

Esses cinco dias serão dedicados ao pai, a família, mas estarei totalmente focada na alimentação e nos treinos. Muita gente não me vê a uns 5 meses e só quero vê a cara de surpresa quando me encontrarem.

Não abandonarei a vida social, mas também não sairei do foco e da reeducação alimentar. Já tenho uma tática quando as pessoas amanhã me perguntarem porque não estou comendo...sairei pela tangente...e responderei “menina, já comi tanto que chega viu...amanhã terei correr 15km para desgastar os excessos da noite”, gostaram? É melhor do que tentar fazer as pessoas entenderem o meu foco e disciplina.

Acho que dessa forma não terei que abrir o manifesto “DEIXEM A GORDINHA EMAGRECER EM PAZ”.

Essa semana a balança está de bem comigo, já caiu mais um pouquinho. Tenho certeza que dia 25/08/13 dia dos meus primeiros 16km na Mizuno 10miles estarei com 75.5kg. Continuo sem comer chocolate até esta prova, estou feliz da vida sem meu pretinho predileto. Depois que chegar no pórtico, iniciarei um novo projeto #projetosecretocarcara feito pelo coach. Quando realizar o projeto vocês todos ficarão sabendo, mas só tenho que dizer que com esse nome, fácil, médio ou difícil não será, será CARCARÁ.

Aproveito pra agradecer o carinho constante que recebo diariamente por aqui, pelo instagram e pelo facebook. Isso me motiva cada vez mais a continuar focada e determinada.

Pra quem irá correr no fim de semana, corram por mim. Levarei falta nas provas do fim de semana de Salvador, mas domingo que vem estarei na Duque de Caxias fazendo 7km com o amigo Roberto( trate de treinar direitinho), risos.

Fiquem com a dica a baixo:
Bjs até a volta!

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Nike+ Running

Olá gente, algumas pessoas me perguntam se uso algum aplicativo para correr. Bem, a minha resposta é depende.

Na rua só é eu e meu Garmin. Se estou na esteira sim, utilizo o Nike+ Running.

Os aplicativos para celular ajudam muito aqueles que não tem frenquencímetro. A grande maioria te ajuda a controlar calorias queimadas, distância percorrida, seu rítimo, nível de hidratação, etc.

O Nike+ Running é o meu queridinho. De cara AMO os desafios que você pode criar, seja ele para correr mais durante o tempo que definir, gastar mais calorias, etc.

Sempre que você bater algum recorde do programa, você recebe troféus. Ex: Melhor 10km, Melhor km, duas atividades no mesmo dia, etc. Olha alguns que já conquistei aqui em baixo.


Outra grande vantagem para os utilizadores do frequencímetro Garmin, é que você PODE transferir seus treinos para o Nike +. Esse é pra mim o grande diferencial. AQUI você fica sabendo como transferir.

Para as pessoas que tenham o dispositivo Nike+, pode correr na esteira e guardar as informações do seu treino com o aplicativo do celular, a tela ao lado mostra como você deve configurar seu treino na esteira.

Sempre que concluir seu treino, os dados são automaticamente atualizados tanto no aplicativo do celular quanto no site nikeplus.com. Através do site você pode montar desafios, localizar amigos, ver o trajeto e elevação do seu treino, etc.

Através do aplicativo você pode escolher uma playlist para aquele momento que você deseja correr com música.

Se você curte compartilhar suas corridas no Facebook e Twitter, basta configurar sua conta que ele compartilha tudo. Se você definir que quer receber incentivo do Facebook, cada curtida do seu treino, você recebe aplausos durante o treino.

Um recurso muito legal é o ranking do aplicativo, todo mês você pode competir com seus amigos para ver quem corre mais e isso te motiva a superar seus limites, vencer a preguiça, etc.



Mas nem tudo são flores né. De vez em quando o ranking enlouquece. Não passei por isso não, mas algumas pessoas se queixam disso. Se o sinal do 3G tiver fraco, ele enlouquece e as vezes não grava o percurso ou distância percorrida. Isso já aconteceu comigo. Fora isso recomendo. Ele está disponível gratuitamente tanto para os celulares Android ou Iphone.

Ele te classifica de acordo os níveis, são 7 níveis no total baseado em cores, essa classificação obedece a quantidade de km percorridos desde que começou a utilizar o aplicativo.


Quem quiser ser meu amigo(a), basta procurar por CASSIA SANTANA.

Seja qual for seu aplicativo preferido, o importante é correr. Afinal:


E você qual é o seu aplicativo preferido?
Aproveite e veja minhas fotos de transformação, AQUI.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A frustração com o resultado da bioimpedância

Olá gente, existe algumas coisas que eu preciso dividir com vocês que me acompanham e torcem pela minha luta contra o peso.

A 20 dias atrás comentei que busquei ajuda de uma nutricionista pra me ajudar na fase final da perda de peso. Na consulta ela montou um cardápio especificamente para meu tipo de treino, e meus objetivos.

Foi uma longa conversa onde contei sobre toda a minha rotina de treinos que é corrida na rua 4 vezes por semana + musculação 5 vezes na semana e sobre o projeto dos 16km, etc.

As principais mudanças foram:
✔ Nada de lactose
✔ Nada de café
✔ Nada de doce
✔ Nada carboidratos complexos e simples.
✔ Muita proteína, inclusive passou o consumo de alimentos preparados com WHEY PROTEIN ISOLADA. Ex: Panqueca Proteica
✔ Consumo de alimentos termogênicos como chá de gengibre, frutas com canela ou frutas com farelo de aveia.
Todo o carboidrato ingerido é através das raízes como Aipim, inhame ou batata doce.
O meu almoço é muito verde, grão de bico ou lentilha e proteína grelhada.
No jantar tem umas receitinhas proteicas também, nada de carboidrato.
Ficar sem o café da manhã com meu pãozinho integral+ café com leite desnatado foi o mais difícil. Hoje sobrevivo numa boa.
Só posso comer carboidrato integral ou simples véspera e dia de corrida.
Na primeira semana fiquei sem energia, mas depois que segui a arrisca as sugestões isso passou.

Solicitou que fizesse a bioimpedância e me pediu pra retornar em 3 semanas pra ver o resultado da BIA e ter um feedback das três semanas da dieta.

Bioimpedância é um exame que mede a composição corporal, te dá o percentual de massa magra, de gordura do seu corpo, etc.

Realizei o exame na última quarta-feira(31/07), o processo é bem simples, subi numa balança, segurei um sensor, a máquina solicita idade, altura e o peso automaticamente é medido, e dai a máquina sai mapeando e um relatório é impresso na hora.

De posse do resultado, fui pra academia e pedi pros meus três professores analisarem minha bioimpedância.

Confesso que fui pra consulta com a Nutricionista apavorada, arrasada, preocupada com a minha porcentagem de gordura. Depois de 17 meses de tanto esforço, me deparar com um resultado daquele me fez pensar, no que é que estou errando.

De qualquer forma iria alinhar com a nutri e ela me indicaria o melhor caminho a seguir. Chego pra consulta, não teve consulta, cancelaram todas as consultas do dia e esqueceram de me ligar. Pense numa pessoa frustrada.

Vamos ao resultado da BIA, olhem ai...


44.7% de gordura corporal é muito. Quando cheguei em casa troquei de roupa e fui pra esteira da academia do condomínio...corri 10km, nunca correr na esteira foi desabafador, me endorfinar depois de tanta frustração num dia só. Confesso que na hora que fiquei sozinha, comecei a chorar, entrou uma pessoa pra correr e perguntou se estava tudo bem e cada vez eu amentava mais a velocidade da esteira.

Pensei em desistir, ficar no peso atual e pronto. Depois lembrei da frase “Quando você pensar em desistir, LEMBRE-SE DOS MOTIVOS QUE TE FIZERAM AGUENTAR ATÉ AGORA”.

Terminei o treino, tomei um banho e desabafei com a turma do projeto carcaráFFF que participo no Facebook. AQUI já falei do grupo. Cada um tentava levantar meu astral, mandei um e-mail pro coach com o resultado, ele me acalmou...”Cassinha, totalmente reversível esse resultado, continue focada no trio que dá certo: alimentação balanceada, treino e descanso”.

Comecei analisar os números, resgatar a minha história com todo o processo, tudo que conquistei. O bom senso voltou e decidi transformar isso em motivação, quando alguém virar pra você e dizer que você está ótima que está ficando neurótica em pensar em perder mais peso, você lembra do seu manifesto...”DEIXA A GORDINHA EMAGRECER EM PAZ!” e complementa...eu tenho 44.7% de gordura corporal pra destruir.



Pra completar ligo hoje pra remarcar a consulta, recebo a notícia que a médica está se desligando da clínica. Ou seja, azar ao cubo. Sem Nutri? Pois é, seria, mas ter as pessoas certas na sua vida, faz toda diferença. Uma amiga conseguiu o contato de uma Nutri que atende pelo plano de saúde e já estou com a consulta marcada para o próximo dia 09/09.

Enquanto isso, nada de baixar a cabeça, não quero parar onde estou. Vamos fazer essa gordura baixar e aumentar massa magra!

Ao mesmo tempo que fico feliz com todo esse mundo que encontrei, estava cabisbaixa pelos cantos com tantas outras questões de vida nesses últimos 4 meses, que posso não ter dado o máximo na alimentação. A corrida e esse blog são a minha terapia, não posso cair num buraco, não posso desistir.

Depois do longão que fiz ontem. AQUI você fica sabendo de tudo, já sinto a mudança no meu psicológico. A vida me trouxe oportunidades que jamais imaginaria ter, e não posso deixar isso se desmanchar nas minhas mãos.
Acorda Cássia Santana, você é melhor do que 44.7% de gordura corporal. Por isso, estou aqui me comprometendo ao blog, a mim e a vocês, vou reverter isso. Vou concluir cada projeto que criei.

domingo, 4 de agosto de 2013

O primeiro longão

Olá gente, hoje foi dia de corrida aqui em Salvador, a Corrida da Criança Esperança. Todo mundo sabe que eu adoro fazer uma provinha, mas tinha que dizer NÃO a essa prova se quisesse cumprir o planejamento de fazer os primeiros 14km hoje.

Como ontem não pode treinar por conta da bateria de exames que tinha pra fazer na DayHorc no checape de Glaucoma, a missão tinha que ficar pra hoje em pleno dia de corrida. Então optei por não fazer a prova e fazer meu treino.

Graças a Deus o resultado da bateria de exames foi “NORMAL” o que de certa forma me deu um alívio muito grande. Meu pai que está prestes a completar 80 anos, está praticamente cego por conta da diabete e glaucoma, por isso a necessidade de fazer acompanhamento anualmente. Aliviada pelo diagnóstico e torcer pra que tudo continue assim.

A pretensão era fazer os 14km as 7horas da manhã, mas estava muito cansada, só pra vocês perceberem, ontem eu fui dormir as 9hs então coloquei o despertador pra me acordar as 7h, acordei as 7:43, tomei banho, vesti a roupa que já estava separada, tomei meu café e fui.

Não tinha um trajeto definido pra fazer. O objetivo era ir em direção a Pituaçu, no 7° km comprar uma água tomar o gel, molhar a cabeça e retomar o percurso. Fui até o Boteco do Caranguejo e retornei. No sétimo km parei fiz o que tava acordado e retomei. Não tinha foco de ficar controlado o pace, lógico que fui mais lenta que meu ritmo de prova, mas o objetivo era não pensar em tempo e sim na distância.

Durante o percurso fiquei surpresa com a quantidade de “Gostosa” que recebi, melhor usar isso pra me motivar a continuar. Vi que o resultado de uma bioimpedância não podia me fazer desistir. Como assim desistir Cássia Santana? Pois é conto tudo a vocês em outro post durante a semana.

No 10° km comecei a sentir dor em baixo dos meus dedos do pé direito, mas dor é pros fracos, segui até o Chalezinho e retornei sentido aeroclube e depois subir o centro de convenções com destino ao AP. Quando completei os 14km antes da ladeira do centro de convenções resolvi não parar o Garmin e tentar mesmo andando fazer o 15° km. Estava exausta, meus dedinhos estavam doendo demais, mas fora isso estava inteira, feliz pelo controle mais psicológico que físico.

Esse treino me deixou um pouco confiante pra Mizuno. Tenho muito o que treinar ainda, mais percebi que os 16km dá pra encarar, pode até ser bem difícil, mas não impossível. O impossível estava apenas na minha cabeça, fisicamente já deu. Como diz João, eu tenho que ler mais vezes o livro do Márcio Villar, pois é, cada km terminado pensava, mais um km que foi, foca que dá. Primeiro longão sem música, sem ninguém do meu lado e 100% cumprido. Muito feliz!

Fotinha do Garmin porque se parasse durante o percurso pra pedir a alguém pra me fotografar não teria a mesma graça, ficaria com o sentimento que estaria parando demais. O tempo foi bem alto, mas é como falei...o que é o tempo diante de um obstáculo vencido? Nada!

Li uma frase recentemente que diz assim: “No final das contas, o que importa é o que você fez e não pra quanto você fez”. Tudo haver com o meu primeiro longão.


Quando cheguei em casa, a galera já estava quase pronta pra sair e resolvi curtir um pouco o domingo com eles, foi só o tempo de tomar um banho, comer uma banana e trocar de roupa.

Como levamos muito tempo pra almoçar, comi um pastel de camarão logo que chegamos no Beach Stop e depois lasanha de camarão. Rolou bolo de Brigadeiro em comemoração ao aniversário de Duda, mas não comi. Projeto tem que ser levado a sério até o fim. #semchocolateateMizuno. Comi dois morangos da parte de cima do bolo e só. Podia ter ficado sem o pastel, mas enfim, como já estão me chamando de obcecada com reeducação alimentar, vamos dá um desconto. Acho que estou muito longe de ser narcisista (não come nada fora da dieta e malha de domingo a domingo).

Encontrar com as pessoas que você não vê a algum tempo e ouvir "Nossa como você emagreceu" é como a imagem abaixo:
Parabéns a galera que treinou ou correu hoje.