segunda-feira, 21 de outubro de 2013

V Corrida para a Saúde

Olá gente, neste domingo aconteceu a V Corrida para a Saúde em comemoração ao dia do médico promovida pela Sindmed e com a participação da FBA no Farol da Barra.

Foi a minha primeira participação nessa prova e confesso a vocês que embora seja uma ótima iniciativa em chamar as pessoas a praticarem esporte, pra Cássia Santana a prova deixou muito a desejar.

Quando resolvi fazê-la, sabia que seria uma prova simples, alguns até me questionaram, “Cassinha será que vale apena se expor a fazer uma prova cuja inscrição é apenas 2 latas de leite? Não fique se arriscando desnecessariamente por ai heim mocinha.”

Não dei bola pras críticas, afinal temos que prestigiar as provas mais baratas, mas sinceramente, ano que vem não farei não. Me inscrevi logo que saiu a divulgação da prova e pra minha surpresa ao chegar para pegar o kit, cadê meu nome na lista?

E ai? A minha sorte foi que um dos atendentes começou a perceber que estava faltando muita gente da letra C e quando comentei que tinha feito a inscrição em setembro eles foram checar o arquivo original, resultado, estava faltando uma página e fui localizada. Ufa!

A pergunta que não quer calar “Cassinha você não tá lesionada e correu?”. Tive uma semana bem linda, sem dor, e foi como o Ortopedista mais uma vez me tranquilizou, vida normal mocinha, mas nada de ficar fazendo todo fim de semana prova de 10km, pelo menos até concluir a fisioterapia e ter uma completa recuperação. Como a prova era de 6km (pelo menos eu e muita gente achou que seria de 6km), vi que não tinha nenhum problema em participar.

Mesmo com um trecho da orla da Barra com asfalto em obra a prova foi mantida. Com atraso a largada aconteceu para cadeirantes e atletas feminino e um pouco depois para o público masculino.

Não tinha estratégia nenhuma pra essa prova só queria completar. Achei que seria uma das últimas a ultrapassar o pórtico de chegada, afinal prova que tem a organização da FBA, sai a galera patricinha/mauricinha e fica só os guerreiros, veteranos e atletas de ótimo desempenho. A lista de amigos foram poucos nessa prova, muitos se recuperando da Meia Maratona do fim de semana passado, demorei um tempão pra encontrar parte da turma amiga antes da largada.

O sol já estava forte quando largamos, quando conclui o primeiro km em 6’38, tive a certeza que dava pra manter o pace abaixo dos 7' por km a prova toda. Cada mulher que via possibilidade de ultrapassar, mentalizava que estava Mariana de um lado fotografando minhas ultrapassagens e João do outra lado me gritando “passa Cassinha, bora”.

2º km 6’21, a brincadeira estava dando certo. Quando vi o retorno de 5km pensei...oxe só 5km, um km a menos se joga Cássia Santana que dá pra fazer uma prova abaixo de 34min. Um posto de hidratação e com água quente. Perdi um pouco de tempo pra tirar a senha da pochete e conclui o 3ºkm em 6’42(ninguém merece), o meu 4º km foi alto novamente pace de 6’52, alguns comentaram que a culpa é de fazer pose quando vejo Edson Magoolin, mas correr e não ter foto de Edson, é a mesma coisa que não correr, sem chance.

Podia até me agarrar a isso né, mas a segunda parte da prova a cabeça quebra mais que o coração. O último km imprimi um ritmo mais forte e conclui em 5’55 (lindo, lindo), pace digno e pelo menos meu Garmin sinalizou término da prova em 32min31segundos. Pra quem estava achando que seria a última a chegar, o resultado não oficial ainda, foi lindo. Minha melhor prova de 5km eu conclui em 35min07segundos.

Mas cadê a medalha? Acabou! Como assim? A resposta que eu ouvia era “você poderá retirar na FBA”. Na próxima eu vou ter que correr rápido pra poder pegar a medalha. Brincadeiras a parte, achei um falta de respeito tremenda com o atleta, o que custa mandar fazer a quantidade de medalhas de acordo com o quantidade de inscritos.

Depois Edson me sinalizou que estava rolando fila pra pegar a medalha, não deu pra quem quis, quando chegasse na minha vez não teria medalha de novo, graças a Rodrigo Suzart consegui receber a minha. Mas muita gente correu e não levou sua medalha pra casa.

Problemas resolvidos por ai? Claro que não né, aquela velha demora para computar os resultados e iniciar a premiação. Ainda colocaram uma categoria de 18 a 29 anos que tirou o pódio de Mairon que concluiu a prova em 20 minutos. Durante a premiação choveu erro de resultado, era um tal de sair gente do pódio e voltar depois que pra quem estava assistindo já era feio, imagine quem estava lá.

Federação falava uma coisa, médicos outra, uma falta de cuidado com as pessoas que estavam ali. Pra amenizar a situação, pelo menos vimos o pódio da querida Mariana Oliveira que conclui a prova em 25min.

Chego em casa feliz da vida pelo tempo, por não ter sofrido como sofri na Adidas, por não ter sentido nenhuma dor no pé e eis que recebo sms do amigo Ivan Hostil puxando minha orelha por não ter feito 30min. Eu posso com isso? Psico team...total, tá aprendendo com quem? Fico muito feliz com esse carinho, me enche de motivação pra avançar. Continuem puxando minha orelha, porque adoro feedback. Mas calma Hostil, bora cuidar desse pé e ai sim, focar no #paceLindo.

Agora cadê o resultado oficial? Depois de uma espera de 48hs, o resultado oficial foi de 32min16seg,88ª geral e 11ª da categoria.

Fotos da corrida, reparem que tá todo mundo de medalha, menos eu :-(.



E o pé? 100% até agora. Continuo no gelo, tomando o remédio passado pelo Ortopedista, abusando da musculação e de atividades de menos impacto. Até a fisioterapia começar e terminar, vou fazer apenas provas de 5km. Não é o meu percurso predileto, mas vamos que vamos.

Agradecimento em especial a Ygor e Nadja pelas fotos. As tiradas por Magoolin atualizo durante a semana! :-)

5 comentários:

  1. depois de ler o post, só uma coisa vem a mente;
    nova hastag: #euqueroaminhamedalha

    ResponderExcluir
  2. Viu aí Cassia,tudo vai dar certo e a recuperação é certeza!!! Parabéns pela corrida e realmente foi uma pena todos os transtornos,mas pensamento positivo porque ainda sim,seu tempo foi otimo!!!bjs

    ResponderExcluir
  3. É isso aí mesmo, tendo um comportamento impecável, em breve tu retomas as distâncias que gosta. Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Cássia,
    Puxões de orelha à parte, você fez um excelente prova (ritmo crescente) e bom tempo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Seu fã, Cassia. Zona de conforto é para quem corre prova de butique. KKK

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.