sábado, 17 de agosto de 2013

Como é a véspera de uma corrida.

Olá galerinha, já estava com saudades de escrever. Fiquei uma semana fora por conta da viagem que fiz pra Petrolina e retorno cheio de atividades, mas estou de volta.

A viagem foi ótima, deu uma energizada e receber o carinho da família é sempre fundamental. No aniversário de meu pai, comi uma fatia de torta do aniversário, ainda bem que não foi de chocolate. Fui flagrada saindo da dieta! :-)



Todo mundo entendeu o meu foco com a alimentação e atividade física, então ninguém tentou sabotar o que comia.

Minha mãe está de parabéns, manteve minha alimentação certinha. Não ficou reclamando que não comia as coisas, se comportou muito bem.

Nos treinos tive a companhia da afilhada Karen Isvi de 9 anos que me acompanhou de bicicleta e resistiu bravamente até o fim dos treinos. Parceria melhor não podia ter.

Notícias atualizadas da viagem, vamos ao post de hoje.

Muitos me perguntam como é a véspera de uma corrida. O que eu como, o que eu faço antes e depois. Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que isso é o que funciona comigo tá. Então vale testar antes pra depois NÃO me culpar, risos. Cada pessoa é uma pessoa.

Nas 24h horas antes da prova.

a. Descanso muito: antigamente não treinava nesse dia, mas hoje faço um treino leve de 5km. Se você está começando e não conhece o que funciona com você, a véspera é dia de descanso, então não treine.

b. Faça uma alimentação adequada. Pra mim isso é fundamental e não descuido. Na prova que fui muito confiante não me alimentei adequadamente, me dei mal. Passei mal na prova, vomitei e tive diarreia, completei a prova andando os 2km finais. #bizarro.

Normalmente almoço algo leve e a noite como um prato de massa. Sempre macarrão ao molho de tomate, nada de molhos cheios de fri fri pelo amor de Deus. Como meu intestino é instável, evito comer muita coisa integral um dia antes e no dia da prova nada de carboidrato integral pra evitar problemas. Como estou fazendo reeducação alimentar, as porções não são generosas.

c. Vestimenta e acessórios devidamente prontos antes de dormir. Arrume tudo que usará no dia da prova. Já deixo a roupa separada e meia no tênis, carrego o frequencímetro, separo o protetor solar e óculos e deixo bem perto da roupa. Como normalmente vou pras provas sozinha, não levo muita coisa. Tudo que uso vai na pochete que pra mim foi a melhor aquisição que eu fiz. Não gosto de deixar nada no guarda volumes.

A minha listinha é:

1. Pochete Track&Field
2. Elásticos para o cabelo.
3. Frequencímetro Garmin Forerunner 610.
4. Documento com foto.
5. Dinheiro e chave de casa.
6. Cartão de Crédito e Cartão do Plano de Saúde.
7. Gel de Carboidrato (para provas e treinos maiores).
8. Óculos de Sol (indispensável).
Levo na mão enrolado no guardanapo uma banana pra comer meia hora antes da prova.

d. Dormir bem. A torcida inteira do Corinthians fica ansiosa e tem dificuldade de dormir na véspera da prova, mas a minha sugestão é, tente dormi cedo e mesmo que não consiga dormir, fique deitado, mentalize coisas boas, uma hora o sono vem. Uma coisa que funciona comigo é não dormir de tarde porque assim de noite dormir fica muito mais fácil.

e. Dia da prova acorde cedo. Se preciso está no local da prova as 7hs, acordo as 4:40 da manhã. Outra dica, se você é ruim pra comer cedo, recomendo você preparar seu café da manhã na véspera. Já deixo meu sanduiche pronto na geladeira. Na hora é só fazer o café e esquentar o sanduíche. Essa parte pra mim é difícil, fico sentada uns 30minutos comendo calmamente pra coisa fluir. Nas provas a partir de 10km gosto de acrescentar bata doce (não muito) mas me ajuda a ter mais energia.

f. Chegue no local da prova 50min antes da largada. Parece ser muito, mas adoro os encontros e fotinhas pré prova. Nesse tempo consigo encontrar muita gente, tirar as fotos e aquecer. Antigamente eu não conhecia ninguém, mas mesmo assim gostava de ver as pessoas, me contaminar com a energia da prova.

g. Largada no seu pelotão. Gente, vamos largar no seu pelotão. Tem prova que tem pelotão que é baseada no seu tempo nas provas. Adidas é uma delas, então a galera do pelotão tartaruga a qual pertenço nada de querer larga no pelotão queniano. Quem vai com tudo, atrapalha demais ficar desviando para avançar na prova. Pra aquelas pessoas que estão começando e que anda muito, largar na frente, não rola heim....bora praticar o discernimento. Faça como eu, fica no seu pelotão que ninguém te estressa e você não estressa ninguém.

h. Para as provas menores de 10km, nada de gel durante a prova, apenas hidratação. Tem uma galera fazendo uso de gel nos 5km, acho extremamente desnecessário. Gel é pra atividades com mais de uma hora de duração. Em 15 meses de corrida usei gel pela primeira vez dia 14/07. Testei antes e foi sucesso, não senti nada, o gosto não é nada espetacular, mas também não é nada impossível de tomar, pra mim surte mais efeito psicológico do que físico. Me dá mais segurança pra correr forte na segunda parte da prova que é onde meu rendimento é menor.

i. Depois da prova, costumo comer a banana dada no fim da prova e o energético. Quando chego em casa gosto de me hidratar bastante. O resto do dia faço uma alimentação normal.

j. Quando faço um longão de 15km, assim que chego em casa tomo Whey Protein para ajudar na recuperação e síntese protéica muscular.

Sou daquela turma que defende que uma boa alimentação, bom sono aliada a dedicação nos treinos, vale muito mais que utilizar suplementação em excesso.

Vou deixar vocês com fotinhas novas com antes/agora. Percebem alguma diferença?




E você o que faz antes e depois da prova?

2 comentários:

  1. Cassia,eu procurando sobre a corrida da longevidade Bradesco,te encontrei.Que bom alguém de Ssa,vou participar da corrida esse ano:)
    Vc irá tbm?
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Corinthians ali no texto. :D
    Concordo com praticamente tudo o que disse, seu pré-prova está nos trinques e o on-prova está quase lá também, estamos trabalhando sua mente para isso.
    Beijão, seu fã!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.