quarta-feira, 31 de julho de 2013

Coaching Esportivo

Olá gente, algumas pessoas me perguntam por que eu tenho um coach, o que é coaching esportivo e quais os benefícios de ter um coach. É sobre isso que meu post de hoje falará.

Coach é uma pessoa que vai ajudá-lo a conquistar suas metas em alguma área da sua vida. Seja ela financeira, pessoal, afetiva, esportiva ou profissional.É muito comum você utilizar a ajuda de um coach no âmbito profissional.

O coaching esportivo é um conjunto de práticas (processo) com começo, meio e fim que uma pessoa irá realizar para trabalhar o seu melhor e fazer você conquistar suas metas. Costumo dizer que o coach desperta o seu melhor, no meu caso, utilizo na corrida. O coach esportivo não é um treinador, mas sim uma pessoa que vai trabalhar o seu lado psicológico para você alcançar suas metas, te motivar a conquistar a sua meta.

Qualquer que seja o objetivo a ser alcançado, ainda que este pareça algo distante e quase impossível, ele poderá ter avanços surpreendentes através do processo de Coaching.

Até ai tudo entendido? Mas onde entra João Paulo nisso tudo?

Bem, João Paulo é marido de uma grande amiga, Ângela. Além de minha fisioterapeuta, fizemos algumas provas juntas e me sinto muito mais motivada e desafiada a me superar pra seguir o ritmo dela quando corremos juntas. Tenho feito sempre provas melhores quando tenho sua companhia. A aproximação com João foi acontecendo pelo contato com Angela, aos poucos ele me encontrava nas provas falava comigo, perguntava como tinha ido e sempre me dava sua opinião relacionado ao que relatava da prova.

A cada prova eu ia me encantando com o desempenho e evolução dele e a amizade e confiança se estreitava ainda mais. Cada sugestão que ele naturalmente me dava, avaliava e testava.

Com Ângela e João Paulo

Naturalmente ele se tornou meu coach esportivo, foi algo que o titulei. Como já falei aqui no blog, ele nunca chega pra mim impondo nada, embora seja um atleta super conhecido no meio da corrida, é um cara simples, que não se acha o dono da razão e principalmenteme motiva a ir sempre pra frente, rumo a melhores resultados. Confio 100% nele, as sugestões que ele faz não atrapalha meu treinamento na assessoria esportiva, até porque vejo a ajuda dele como algo agregador e além do trabalho que faço na Triplaforma.

Além de me motivar, puxa minha orelha quando necessário. Quando faço treino de tiro, fico lembrando de tudo que ele me sugere...
Cassinha treino de tiro é correr forte. É você e seu Garmin(frequencímetro), sebo nas canelas, se fosse pra passear você iria pro shopping”.

Quando ficava perdendo meu tempo em playlist pra usar nas corridas lá vinha ele:
Cassinha o melhor som é o das suas passadas, teste fazer um treino sem música e observe como sua concentração vai melhorar”.

Quando me cobro com meus tempos que cada vez evolui a passos de tartaruga ele me diz:
Cassinha evolução vem com treinamento, não queime seus treinos, se dedique ao máximo a eles, porque o resultado vem”.

João me ajudou a ter mais consciência do meu objetivo e descobrir habilidades que não percebia ter. Aprendi a vencer algumas barreiras, ficar 30 dias sem chocolate foi uma delas, as vezes quando aparece a preguiça, lembro dele, quando penso em comer alguma coisa que sei que eu não posso comer, lembro dele, enfim ele despertou em mim novos significados para essas concessões erradas que fazia e que acabava atrapalhando a minha evolução no esporte e na perda de peso.

Fico feliz quando ele me encontra nos metros finais da prova e me instiga a terminar a prova melhor do que estava fazendo. Com ele não tem moleza, ele sempre lhe motiva a sair da zona de conforto, a se preparar pra prova e fazer o seu melhor.

E quem é João Paulo na corrida de rua? João pra Cássia é um atleta de alto nível, extremamente competitivo, focado, preparado não só pra correr forte, quanto para conviver com todas as adversidades que elementos externos (vento, sol, chuva, dor) não atrapalhem sua prova. E caso as situações extremas apareçam ele consegue reavaliar e vê que recursos eles consegue utilizar pra conviver com essas situações. Ou seja, ele tem uma capacidade de reação rápida a qualquer elemento externo, isso é muito louvável.

Em número João é:
✔ 42km em 3h00m27s (Maratona do Rio 2013)
✔ 21km em 1h24m02s (Meia Maratona Caixa da Bahia 2013)
✔ 10km em 38m08m (Adidas Inverno 2013)
✔ 5km em 18m42s (Fila Nigth 2013)

Quando vejo ele passar no pórtico de chegada, ele tá muito forte. Mas quando você vê as fotos dele, parece que ele desfila, a postura está impecável. Ainda vou aprender isso com ele. Risos!


Me perguntam muito se ter um coach esportivo me traz benefícios em outras áreas da vida?
Com certeza, os ganhos foram:
✔ Estímulo para melhorar meu desempenho;
✔ Aumento da capacidade de superação;
✔ Facilidade de lidar com os problemas que aparecem no dia a dia;
✔ Mais disciplina;
✔ Aprendi a administrar melhor meu tempo.
Tudo isso o esporte me dá, mas eu aplico também na vida pessoal quanto no lado profissional.
Consigo lidar com os problemas que acontecem no dia-a-dia com mais confiança e discernimento pra resolver, antigamente achava que aquilo era o fim do mundo, me desesperava ao extremo, hoje não é mais assim. A forma como me relaciono com as pessoas também, ficou muito mais leve.

Enfim, vale apena ter um coach. Seja ele um profissional, seja ele um amigo que te inspira e te motiva.

Pra encerrar queria deixar essa foto! Ser feliz pra mim é continuar assim...correndo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.