quarta-feira, 5 de junho de 2013

Minha história de obesidade!

Meu nome é Cássia Gomes de Santana, sou analista de sistemas e moro Salvador. Em 17 meses de reeducação alimentar e 15 meses depois de ter adotado a corrida em minha vida, emagreci 22.5kg e não pretendo parar por ai: quero exterminar mais 7kg, correr a São Silvestre este ano, concluir uma meia maratona em 2014 e chegar até a maratona em 2015.

Alerta Vermelho

Muitos sinais me mostravam que eu precisava deixar o sedentarismo e a obesidade pra traz. As roupas cada vez mais apertadas, dificuldade pra usar meus sapatos altos, autoestima baixa, cansaço e depois de ouvir de um ex namorado que meu corpo não estava legal...resolvi que precisava dar um basta nisso. Muitos acham que foi uma canalhice ter me dito isso, mas eu não, levei aquilo como um “toque” me motivei e dei o start pra coisa mudar.

Tinha pavor de me pesar porque sabia que a balança iria me dizer algo que eu custava em acreditar mas no fundo sabia. As mudanças pra serem duradoras tem que partir por você e pra você.

Em fevereiro de 2012 resolvi que eu precisava mudar isso. Mesmo os exames de laboratório normais, sou filha de um pai diabético e a hereditariedade também me mostrava que precisava me cuidar.

A transição

Voltei a malhar na academia do prédio por conta própria fazendo caminhadas, mas sonhava em correr. A balança me mostrava 98.8kg, meu maior peso foi 102kg (foto de vestido verde).

Voltei ao consultório do endocrinologista em março, depois de fazer uma bateria de exames e ter o ok dele, era hora de ir ao cardiologista especialista em medicina esportiva. Mais uma bateria de exames de coração e tudo ok. Parou por ai? Não, fui também ao ortopedista e mais exames fui liberada pra me jogar na atividade física. Acho que esses cuidados foram essenciais pra minha evolução na corrida.

Entrei na academia perto do meu trabalho incentivada por Karina Antunes colega de trabalho. Quando externei pra Gustavo Henrique (professor da academia) que queria correr ele não só me mostrou que eu poderia conseguir quanto montou treinos sempre voltado ao emagrecimento e a corrida.

Não abria mão no fim de semana de treinar, onde tive a parceria de Andrea e Angêla aos sábados, onde fazíamos uns trotes durante a caminhada. Bons tempos viu, as meninas se lesionaram e tiveram que tratar suas lesões e eu continuei sem lesão até hoje.

Nesse momento comecei a ler tudo que podia sobre corrida. Revistas, blogs e encontrei uma motivação e incentivo extra com a história do Fábio Namiuti. Comprei seu livro “Melhor que o caminho é o caminhar” e dai vi que se ele conseguiu ter uma história linda com a corrida eu também poderia. Esse é meu maior inspirador na corrida. Clique aqui pra conhecer a história dele.

Com 20 dias de treino, resolvi me inscrever na primeira prova a Running DaVentura na Praia do Forte nos 5KM. Algumas pessoas me diziam “não vá que você vai pagar mico, essa prova é dura, você não corre nem 3km”. Realmente é uma prova dura, mas linda, desafiadora e não só completei como dali em diante prometi que faria todos os percursos dela(5, 8,14 e 21km).

Dessa prova em diante não parei mais, mesmo sem correr totalmente uma prova de 5KM me desafiava a continuar e continuava fazendo as provas e reativei meu blog que andava esquecido a muito tempo. Esse blog serviu para me motivar a não desistir, nem com a reeducação nem com a corrida.

Resultado, a corrida está me ajudando a afinar, a ter autoestima, mais qualidade de vida e a correr 11 provas de 5km e 3 provas de 10km até o momento.

Valeu a pena

Focada na atividade física, comecei a melhorar muito minha alimentação. Sei que ainda posso melhorar muito mais, parei de tomar refrigerante, diminuir consideravelmente frituras e guloseimas. Frutas, sucos e alimentos integrais passaram a fazer parte da minha vida sem estresse.



Embora eu olhe na balança e me veja MUITO gorda, as roupas, as fotos me mostram que estou no caminho certo. Só preciso vencer um pouco a ansiedade de fazer tempos rápidos, tenho que saborear cada evolução sem tanta cobrança.

Terminar uma prova de 10km e não ser a última a concluir foi uma sensação gostosa e me faz ver que eu chegarei aonde eu quero, basta continuar nesse empenho. Muitas sensações essenciais a corrida me proporciona.

Nesse caminho fui presenteada com histórias lindas de corredores, como Roberto Itimura, Paula Narvaez e Jorge Ultramaratonista. Mas incentivo, mas superação, mais amor pela corrida. Canso de dizer que esse ano corro com Roberto Itimura e a turma de Jundiaí. Clique aqui pra conhecer a história do Roberto.

E uma hora dessas eu corro com todas as outras feras citadas que me incentivam sempre a continuar focada.

Conquistar o carinho dos amigos que fiz nesses 15 meses de corrida é bom demais. Esse esporte lhe proporciona encontros especiais e aqui em Salvador encontrei algumas pessoas muito especiais no caminho como João Paulo(marido da melhor Fisio de Salvador Angela Leite), Ygor, Ivan, Mariana, Cristina Dória, Palmira Farias, Renato Maia e tantas outras feras. Quando iniciei ficava sozinha nas provas e pensava, será que um dia eu vou fazer amigos corredores para encontrar? Esse meio é muito democrático, tem espaço pra todo mundo e o meu espaço estou conquistando aos pouquinhos.

Um fato curioso é que na prova da Longevidade do ano passado na Barra eu sai do prédio atrasada pra pegar um ônibus e a poucos metros do meu prédio parou um carro e me perguntou se eu ia pra prova de ônibus ou de taxi. Quando respondi que ia de ônibus Palmira que não me conhecia me ofereceu carona pra prova como também me incentivou a continuar correndo. A corrida também lhe proporciona isso, corredor é competitivo mas acima de tudo, muito solidário.

E onde eu quero chegar? Aos 70kg e concluir uma maratona(42km) inteirinha, arrumar um namorado que corra ou que entenda o papel que esse esporte representa na minha vida e continuar saudável. Meus exames de rotina refeitos recentemente estão mais lindos do que antes. Estou com saúde de uma garotinha de 20 anos.

Chegarei lá, com calma, foco e persistência. Não é fácil ter paciência, passamos uma vida inteira engordando, mas quando começamos a perder peso queremos que tudo aconteça rápido. É ai onde mora o perigo. A mudança ela tem que ser a longo prazo, quando chegar aos 70kg a vigilância e os cuidados continuarão pra sempre. A minha luta com a balança é eterna.

A maratona é um objetivo a longo prazo, daqui uns 2 anos. Esse ano eu tenho dois grandes desafios a Mizuno (16km) dia 25/08 aqui em Salvador e concluir a São Silvestre (15km) no fim do ano.

Medo de não conseguir eu tenho, mas a vontade é maior que o medo. Na prova daqui se eu quebrar, os amigos todos vão me resgatar (João Paulo, Ivan, Ygor e Renato me resgatem viu!). E lá em São Paulo (a turma da Running Jundiaí) também.

Ainda faltam 7kg, mas a corrida e a R.A. vão me ajudar nesse objetivo. Foi um casamento que deu certo e desistir é uma palavra que não existe na minha nova vida.

Algumas pessoas me falam Cassinha queria ter a determinação que você tem. E falo duas coisas transforme o “QUERIA” no “QUERO” já. Se uma obesa nível 2 como eu era a um ano atrás conseguiu, qualquer um consegue. Segundo escolha ser mais feliz, escolha amor próprio ao invés da autopiedade, escolha você!


Um dia correrei assim de top + calça.

Fui citada na reportagem da revista Sport Life parceira da Running DaVentura. Clique aqui pra ler.

Na reportagem da Bahia Run também sobre a Running DaVentura 2013. CLIQUE aqui para ler.

Quer saber como foi a prova de comemoração de um ano de corrida? Clique aqui.

Já o meu momento "palestrante" na Cerimônia de Abertura da Corrida Running DaVentura você pode conferir AQUI.

25 comentários:

  1. Parabéns!
    Sua história e tantas outras de superação são exemplos para quem já corre ou quer correr.
    Bons treinos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho! Ainda tenho um longo caminho pela frente, mas estou muito feliz pelas conquistas.
      Bjs.

      Excluir
  2. Oi Cassia! Muito bacana seu blog!
    Super instrutivo!
    Convido vc e suas seguidoras para conhecer o meu!
    Bjocas e ótima semana!
    http://thaiscavalcantemodaebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaís, visito seu blog também.
      Obrigada pelo carinho. Bjs.

      Excluir
  3. Sua história e como você ainda se foca mesmo já tendo alcançado alguns objetivos visíveis são impressionantes. Boa sorte, Cássia. Continua nessa e vai realizar tudo. Realmente tá uma garota, quando descobri sua idade paguei para acreditar no que li. Rs! Grande beijo! Até as próximas corridas e os treinos, tão importantes ou até mais que elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, eu vou chegar sim aonde desejo.
      Você e Mariana já são parceiros, então estaremos sempre juntos.
      Bjs.

      Excluir
  4. Simplesmente SENSACIONAL teu relato, EMOCIONANTE !! Beijo carinhoso e vamos que vamos !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada atleta, vamos que vamos! Aos poucos chegamos lá.
      Bjs.

      Excluir
  5. Parabéns Cassia, tenho muita adimiração pela sua garra, força e determinação. Tenho certeza de que voce irá realizar seu sonho em correr uma Maratona de ponta a ponta correndo e chegando muito bem. Estaremos torcendo para que este seu sonho se torne realidade em breve. Se tiver oportunidade em correr aqui em São Paulo, será uma honra dos amigos Paulistas.
    Um grande beijo neste coração guerreira.

    ResponderExcluir
  6. Que depoimento legal Cassia! Com muita satisfação vou compartilhar no Facebook e no Twitter Espero que muitas pessoas se espelhem em você, que está no caminho certo e conseguindo atingir seus objetivos com muita garra e determinação. Parabéns mesmo! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigada Amâncio. O grande passo já dei, agora é focar pra chegar no objetivo que desejo. Obrigada pela divulgação. Você também é um grande exemplo a ser seguido.
      Bjs.

      Excluir
  7. Cassia incrivel sua historia! Sinceros parabens!!!! Voce é um mega exemplo, precisando de algo é soh falar!

    ResponderExcluir
  8. Olá, meu nome é Vivianne Hernandes de Mello, fiz a Redução do Estômago e eliminei 60 kg, depois 6 anos de cirurgia tive um Reganho de Peso de 13 kg, fiz um procedimento novo chamado Plasma de Argônio onde com a 1ª aplicação já eliminei 10 kg. Estou a disposição para ajudar sobre minhas experiências em relação a cirurgias de redução do estômago. Meus contatos: vivimellosud@hotmail.com , whatsapp (11)99999-2375, facebook: https://www.facebook.com/vivianne.hernandesdemello
    Gostaria de convidar a todos a conhecerem o procedimento através dos grupos no facebook:
    https://www.facebook.com/groups/477324705713562/ https://www.facebook.com/argoniobesidade?ref=hl https://www.facebook.com/groups/184599885074820/

    ResponderExcluir
  9. parabéns por essa mudança, gostei muito do post, o blog é muito interessante.. ja esta nos meus favoritos!!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei tanto tempo sem ler que foi ótimo ler e ler os posts atuais.
    Sucesso sempre porque você é merecedora e adoro vê-la magra e feliz!

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  11. Bacana sua história de determinação! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  12. É um belo exemplo de sacrifício, força de vontade e determinação. Sem dizer que também é um exemplo para muitos seguirem, assim como eu. Parabéns, e siga sempre em frente Cássia...

    ResponderExcluir
  13. Estou usando esse remedio natural, e tive uma grande reduçao no meu corpo. Estou satisfeito. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-624392214-tratamento-para-obesidade-e-diabetes-500mg-2-_JM

    ResponderExcluir
  14. VENDEMOS QUALQUER MEDICAMENTO CONTROLADO DO MERCADO
    SOMOS ESPECIALIZADOS EM ANABOLICOS, GH E EMAGRECEDORES
    TEMOS TAMBÉM ATIVADORES DA MEMORIA COMO RITALINA E STAVIGILE DENTRE OUTROS

    PEÇA SUA TABELA DE PREÇOS PELO EMAIL droganetbrasil@gmail.com
    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    VENDEMOS QUALQUER MEDICAMENTO CONTROLADO DO MERCADO
    SOMOS ESPECIALIZADOS EM ANABOLICOS, GH E EMAGRECEDORES
    TEMOS TAMBÉM ATIVADORES DA MEMORIA COMO RITALINA E STAVIGILE DENTRE OUTROS

    PEÇA SUA TABELA DE PREÇOS PELO EMAIL droganetbrasil@gmail.com
    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    VENDEMOS QUALQUER MEDICAMENTO CONTROLADO DO MERCADO
    SOMOS ESPECIALIZADOS EM ANABOLICOS, GH E EMAGRECEDORES
    TEMOS TAMBÉM ATIVADORES DA MEMORIA COMO RITALINA E STAVIGILE DENTRE OUTROS

    PEÇA SUA TABELA DE PREÇOS PELO EMAIL droganetbrasil@gmail.com
    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    VENDEMOS QUALQUER MEDICAMENTO CONTROLADO DO MERCADO
    SOMOS ESPECIALIZADOS EM ANABOLICOS, GH E EMAGRECEDORES
    TEMOS TAMBÉM ATIVADORES DA MEMORIA COMO RITALINA E STAVIGILE DENTRE OUTROS

    PEÇA SUA TABELA DE PREÇOS PELO EMAIL droganetbrasil@gmail.com
    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, boa tarde. Bom, estava pesquisando algo que me ajudasse a manter minha dieta. Tenho 21 anos, e sou gordinha, só não demonstra muito porque sou bem alta, mas sinto que preciso perder no minimo uns 20 quilos. Meu esposo disse que se eu emagrecer ele casa comigo no civil, só moramos juntos, isso me deixou tão triste. Foi a unica e ultima vez que ele falou isso, acho que ele percebeu que isso me magoou, e mesmo ouvindo isso, tento tento tento manter as dietas mais nao consigo, dou desculpa da correria do trabalho, como correria de dona de casa, sem contar na dificuldade que tenho para engravidar, tanto pelo peso quanto pelo motivo que tenho ovário policistico. Queria qe vc me ajudasse, como eu posso começar realmente uma dieta e nao falhar, motivos já tenhos, só preciso de força de vontade. Mas no momento, a tristeza que toma conta do meu coração, sei que ele fica vendo videos na internet, vejo ele curtindo fotos de mulheres bem bonitas, e fico ainda mais triste. Oq eu faço??

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.