domingo, 30 de setembro de 2012

Correr me faz feliz!


Tem cinco meses galera que comecei a correr. Não pensem que o começo foi fácil, ainda não é fácil, mas é muito prazeroso, é uma sensação de liberdade infinita, é superação o tempo todo, é uma adrenalina muito especial.
Clique na imagem pra ver os meus momentos nas provas!
Todo mundo fala, poxa Cássia tenho vontade de correr, mas não consigo correr 5 minutos.
Eu também não conseguia correr nem 2 minutos. Ouço muito as pessoas falarem, ninguém começa correndo 10km e eu achava que era balela, mas é a pura verdade gente. Correr requer como tudo na nossa vida, prática, rotina, disciplina, respeitando nossos limites sempre. Quando meu treinador me mostrou que eu podia correr, eu me agarrei a isso. Eu estava com 98.8kg, pesadíssima, sem muita resistência, comecei andando 3 minutos, correndo 1minuto, e fui aumentando aos poucos. Hoje 5 meses depois eu estou correndo uma prova inteira de 5km. Não paro por ai, tem muita coisa a fazer, melhorar meu tempo que ainda é alto nas provas de 5km e intensificar os treinamentos para dezembro começar a correr 10km.
As minhas sugestões são:
1. Fazer uma avaliação cardiológica. Procure um cardiologista e faça os exames comuns como teste de esforço, eco cardiograma para saber como anda seu coração. Seu coração será submetido a esforços muito grandes, então você precisa saber até onde pode ir.
2. Compre um bom tênis, ou melhor dois. É importante você revezar o seu tênis, o amortecimento dele agradece e a durabilidade dele também. Se preocupe em identificar sua pisada e compre o tênis de acordo com o tipo de pisada que você tem. Eu além de ter o sobrepeso, ainda tenho a pisada supinada(arco alto), o que não me favorece em nada, porque eu sobrecarrego muito a parte da frente dos pés. Sentia muitas dores no peito do pé. Se deseja saber mais sobre tipos de pisada, clique aqui!
3. Faça musculação. Você precisa fortalecer os músculos para evitar lesões.
4. Procure orientações de um profissional de educação física. Eu só consegui correr por conta do meu treinador Gustavo Henrique, ele montou um treino tanto aeróbico quanto de musculação que me permitiram chegar nesses 5km. Sem a ajuda dele certamente não teria conseguido.
5. Cuide da sua alimentação, saiu uma reportagem muito legal na revista O2 de setembro falando da importância de cuidar da alimentação.
6. Se motive, música pra mim é muito importante. Hoje fiz uma prova sem meu mp3, esqueci de levar e nossa não tinha a motivação que tenho quando estou ouvindo minhas músicas prediletas.
7. Lembre-se que correr na esteira é muito diferente de correr na rua. Na esteira você tem mais amortecimento, você não tem pessoas, você não tem sol ou frio pra administrar, então se pretende fazer provas, é importante você correr também na rua. Escolha um parque ou a orla da sua cidade e se joga.
8. Arrume alguém que possa lhe acompanhar quando for treinar ao ar livre, isso é muito bom. Agora é importante que a pessoa esteja no mesmo ritmo que você, já treinei com um colega de trabalho que estava num nível bem mais rápido que eu e sofri porque tentava o tempo todo acompanha-lo.
9. Trace metas e se inscreva numa corrida. Participar de uma prova é um momento muito especial pra mim. Nesses cinco meses eu fiz uma prova por mês e nossa em cada uma eu progrido mais e mais. Participar de uma prova faz bem pro meu corpo e pra minha alma.
Tem aquela euforia pra pegar o kit, saber o que vem de brinde dessa vez, qual é a cor da camisa e algumas corridas oferecem aos participantes cuidados para o corpo durante todo o dia, como massagens, pilates, dança, ioga, dicas de alimentação, até mergulho de ofurô. Ainda não participei de nenhuma prova com essas mordomias, até porque Salvador ainda tem muito o que aprender com os organizadores de provas de São Paulo e Rio.No dia da prova tem a euforia de tirar fotos antes e pós prova. Eu amo!
10. A corrida ajuda a você secar mais rápido. A corrida está me ajudando muito no meu processo de emagrecimento. Sabe aquelas dietas milagrosas? Jogue todas no lixo. Comece a se alimentar em pequenas quantidades e gaste mais. A corrida vai te ajudar e muito a conquistar seus objetivos na balança. Nesse tempo conquistei coisas muito importantes com a ajuda da corrida que contarei no próximo post.
11. A medida que você for avançando nos treinos, compre um frequencímentro (relógio que dará informações do seu treino como batimento cardíaco, km percorridos, tempo que está realizando, melhor pace, etc. Peça ajuda de pessoas do meio. Foi algo que errei feio, fiquei tão ansiosa para comprar um, que comprei um básico demais e não me dava as informações que eu tanto precisava. Depois comprei um motivada por opinião de pessoas não tão qualificadas assim e novamente não fiquei totalmente satisfeita com o produto adquirido. Como gastei muito, vou ter que esperar um pouco pra comprar o modelo certo para minhas necessidades.
12. Controle a ansidedade. A medida que fui avançando nos treinos, comecei a ficar muito ansiosa, porque queria participar das provas já com um tempo bom, correndo todo o percurso, etc. Calma! Quanto mais ansiedade pior. O importante é manter o foco, a regularidade dos treinos e também saber que o corpo precisa descansar de vez em quando né.
13. Se inspire em alguém. Eu tenho muito exemplos de corredores que começaram como eu, obesos e hoje são histórias de superação. Mas Fábio Namiuti foi sem dúvida um grande incentivador pra que eu começasse a correr. Se você quer conhecer a história dele e se inspirar a conhecer esse mundo da corrida leia seu livro “Melhor que o caminho é o Caminhar”. Clique aqui e acesse seu site!
Ainda vou correr uma prova que ele esteja e ainda vamos tirar fotos juntos. Sou super fã desse cara. Aproveite e se deliciem com o prazer em correr! É um sensação que só quem corre, sabe qual é.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Mudança de hábito ruins, vou conseguir!

Olá gente, andei destrambelhada e sai do trilho, fiz algumas concessões desnecessárias e com isso fiquei 20 dias sem perder uma grama. No mês só eliminei 1,5kg. Embora o endocrinologista tenha me dado os parabéns e tenha tentando me mostrar que essa cobrança para os números na balança não vai me ajudar porque a cada mês eu estou perdendo peso, não fiquei feliz. Diante da dedicação a atividade física se a alimentação fosse melhor eu teria conseguido meu objetivo mensal que é perder pelo menos 2,5kg.
Como participo de alguns grupos nas redes sociais e vendo cada vez mais as pessoas perderem muito peso em tão pouco tempo surtei, ainda mais com o peso estagnado a semanas. Decidi só tomar shake no café, almoço e jantar durante o fim de semana e com o excesso de corrida no sábado e domingo, passei mal na segunda feira quando estava fazendo meu treino na academia.
Senti na pele que isso é bobagem e não é o correto. Comecei a avaliar as escolhas alimentares desses 20 dias e vi que poderiam ter sido muito melhores. Nada de ficar me justificando ou me cobrando excessivamente pelo que passou e não deu certo, agora é hora de colocar o trem novamente no trilho e seguir a diante.
A parte boa de tudo isso é avaliar os novos hábitos que conquistei nesses 6 meses de R.A e isso é muito bom. Hoje corro 5km totalmente (alegria muito especial) , meu treino de musculação é cada vez mais intenso, como pelo menos 3 frutas diariamente, só tomo refrigerante em alguma ocasião especial , tenho comido mais saladas e legumes. Os carboidratos simples já não fazem parte da minha vida já algum tempo e hoje não me vejo mais comendo um lanche na MacDonald’s .
Não eliminei coisas que eu gosto. Amo chocolate então resolvi consumi-los menos e quando consumo como os tabletes de 5g de 70% da cacau show ou chocolate amago também da marca. Uma vez por semana me permito almoçar algo que eu gosto e comer uma sobremesa que eu goste também. E normalmente a escolha na comida é um camarão, amo camarão e a sobremesa algo de chocolate (preciso apenas diminuir o tamanho da porção).
Quando temos a consciência dos nossos hábitos(ações que fazemos frequentemente) são mais fáceis de mudar o que não está correto, embora nesses 20 dias tiveram muitas escolhas acertadas, as porções poderiam ser menores. As recompensas que eu chamo de concessões também aconteceram em excesso, diante disso a perda de peso ficou comprometida.
Portanto se você anda como eu saindo do trilho, o importante é voltar ao foco, não desistir e ter disciplina. Mudar não é simples.
Recomendo todos lerem uma reportagem muito legal que saiu na revista Época. Acesse Aqui !
Domingo tenho corrida da Adidas, estação primavera! Amo esse circuito de corridas e estou super motivada a diminuir meu tempo e fazer uma prova bem mais rápida do que a última. Vamos que vamos!!!

sábado, 22 de setembro de 2012

Convite

Galerinha, está chegando mais uma prova muito especial. A corrida da Adidas de Primavera será a minha quarta corrida oficial. E como esse é um projeto muito especial e importante pra mim, convido a todos que estiverem de bobeira no próximo domingo a me ver completar essa prova. Conto com a sua presença! Clique na imagem para ver os dados em tamanho maior!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Nada de desistir quando não temos os resultados esperados!

Olá gente,
Estou me policiando para tentar escrever mais no blog. Essa semana foi uma semana bem puxada pra mim, dei umas escorregadas legais e resultado não perdi nenhuma grama, mesmo peso. Mas como diz o ditado da imagem abaixo, temos que seguir a diante porque a batalha continua e desistir jamais.

Como participo de vários grupos e visito blogs de gente que está na mesma luta que eu, me deparei com a imagem abaixo.

Comecei a analisar a imagem pensando, será que a ótica é essa mesma? Será que quem tá muito magro ou gordo demais é que não sabe ter uma relação saudável com a comida?
Será que a maioria dos gordos são desleixados, preguiçosos e tantas outras coisas discriminatórias? Certamente não! Alguns são, como eu estava nos últimos 2 anos.
Na empresa que trabalho, a moda é fazer cirurgia bariátrica, ando pelos corredores e me bato com pessoas que estavam acima do peso e derrepente aparecem magrinhas. Antigamente pensava vou perguntar o que aquela pessoa fez pra perder tanto peso em tão pouco tempo, mas nem é preciso...volta e meia aparece alguém e comenta, vocês acreditam que fulana fez bariátrica também? Não estou aqui para discriminar as pessoas que escolhem esse caminho, não acho que seja fácil a pessoa tomar a decisão de fazer redução de estômago.
Talvez eu seja a única obesa do prédio onde trabalho que faz o caminho mais difícil embora mais saudável, indo pra academia no horário de almoço, praticando um esporte que me dá endorfina e saúde, tendo acompanhamento de profissionais envolvidos no mesmo objetivo que eu, etc e cuidando da alimentação, melhorando minhas escolhas. Não condeno quem faz bariátrica quando tem problemas sérios de saúde, quem toma cada vez mais medicamentos para controlar, pressão, diabete, coração e já fez todas as tentativas de perda de peso e não conseguem avançar no emagrecimento. Mas gente que é saudável e faz bariátrica puramente por estética certamente tenho um olho torto. Será que essas pessoas aprenderão a ter uma alimentação saudável e não recuperar o peso perdido? Não sei, algumas conseguirão e outras voltarão a ser gordas como já vi alguns casos aqui mesmo no meu ambiente de trabalho.
Ai abro a revista Runners World deste mês e me deparo com dois casos que serve de grande motivação para qualquer pessoa que pensa em desistir e que acha que nunca vai conseguir chegar onde deseja.
O primeiro exemplo é o Zé do Picolé de Recife que pra ter o din din para correr a meia maratona de São Paulo teve que vender 5 mil picolés. Clique aqui para ler a reportagem.
O outro caso foi o Cláudio que estava com 181kg e com a cirurgia bariátrica marcada trocou o bisturi pelo tênis, virou corredor, já perdeu 64kg e se livrou da redução de estômago. Essa segunda reportagem acho que só está na revista.
Enfim, só você pode expandir seus próprios horizontes. Tem uma frase que meu treinador sempre fala e quero terminar esse post com ela “Cada um faz sua escolha...então faça a melhor. Pratique exercícios físicos e tenha uma alimentação saudável.”

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Minha rotina na academia

Alguns amigos não cansam de me elogiar pelos resultados alcançados em 6 meses de reeducação alimentar e atividade física.
Na academia são apenas 5 meses de malhação e as mudanças na aparência são visíveis. Todos os meus treinos tem como objetivo emagrecer e fortalecer os músculos, especialmente porque corro.
Até agora o saldo são 14kg mais leve e muita perda de medida, o que me deixa muito feliz e motivada a continuar o processo, porque ainda tenho 16kg para jogar pro universo.
A minha disciplina com a malhação é louvável. Já a minha disciplina com a reeducação alimentar precisava ser maior, queria ser mais radical nas minhas escolhas, acredito que os resultados fossem maiores na balança. Li uma frase muito legal em um texto que dizia assim “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”(Hipócrates – pai da medicina 400 a.C.)
Treino de segunda a sexta na Academia Corpo Livre no Stiep no horário de almoço. Incentivada por uma amiga de trabalho resolvi entrar na academia junto com ela. Achei que não fosse me adaptar ao horário, mas a adaptação aconteceu rapidamente. Meu treino dura aproximadamente 1h. A academia é bem simples, mas os profissionais de lá são muito bons. Meu treinador é um exemplo.
Se você mora em Salvador e procura um personal trainner competente, indico Gustavo Henrique. Acesse o site dele e marque sua avaliação, clique aqui.
Começo correndo de 3 a 4km o que levo aproximadamente 30min, já saio da esteira cansada e e suada. Os outros 30min é de um treino em circuito, adoro. A parte de musculação é pesada, mais bem dinâmica. A cada aparelho de musculação, corro 3 minutos com a velocidade de 9.0km na esteira (dureza), mas é importante para melhorar meu rendimento nas corridas de rua. Não existe descanso entre um exercício e outro. Saio da esteira e mais um aparelho de musculação.
Uma recomendação é vocês escolherem uma atividade que vocês gostem de realizar. Eu gosto de fazer musculação e correr, não sou muito fã de aulas, até preciso tirar essa resistência e de vez em quando fazer uma aula pra variar um pouco. Mas quando chego na academia minha rotina normalmente é essa.
Os aparelhos que normalmente fazem parte do meu treino são:
Leg Extension
Leg Press 45
Hack Machine
Cadeira Adutora
Cadeira abdutora
Supino Inclinado
Puxador Vertical
Panturrilha Vertical
Remada Sentada
Abdominal + Alongamento
Não estou aqui pra fazer culto a magreza, muito menos perpetuar estigmas, nem ser preconceituosa com as pessoas que gostam de ser gordinhas. A mídia e a moda já estão ai pra isso, para definir padrões e reforçar estereótipos. Sei que tem muita gente que tem dificuldade de perder peso, sei que te muita gente que tem problemas sérios de saúde e precisam fazer uso de medicamentos ou fazer cirurgias para conseguirem emagrecer. Mas confesso que eu não sou feliz gorda, nunca fui e por isso resolvi me cuidar por mim e pra mim. Admiro quem se sente bem com muitas curvas e gorduras...mas eu não me sinto. E é por isso que a minha rotina de atividade física e alimentação é importante e que esse foco tem que ser pra sempre.

Até rolou um papo interessante com uma amiga que me criticou quando comentei com ela que começava a me sentir gente na academia por estar pegando cada vez mais peso nos aparelhos. Ela imediatamente associou o meu comentário a exclusão que muitas pessoas tem a sim mesmo por não estarem no padrão de beleza que a sociedade impõem. Ela até recomendou ter mais cuidado com o meu eu, do que com a estética. Ver e se importar mais nos outros questões intrínsecas ao ser tais como: atitudes, amor próprio, carisma e felicidade. Quis ressaltar que não estava me desvalorizando, mas sim mostrando que estava saindo do nível de iniciante e avançando nos treinamentos.
Estou cada vez mais motivada com a corrida, ontem comprei umas revistinhas que normalmente gosto de ter o exemplar.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Linha de produtos Monavie


Gente, recentemente ganhei alguns produtos da linha Monavie e resolvi fazer um post explicando os benefícios de cada um e os que mais gostei.
Os produtos Monavie são fabricados no Brasil e foram feitos para pessoas que estão preocupados em manter uma alimentação saudável, variada e prática. A filosofia da empresa é baseada em Equilíbrio-Variedade- Moderação.
Os produtos são:
MonaVie Active: é um suco rico em vitamina C, baseado na mistura de 19 frutas(açaí, acerola, ameixa, amora, banana, blueberry, camu-camu, cereja, cranberry, cupuaçu, damasco, kiwi, lichia, maracujá, pêra, pêssego, romã, uva branca e uva vermelha) com colágeno hidrolisado. Para quem não sabe o colágeno é uma das maiores moléculas protéicas do nosso organismo presente na pele, ossos, músculos, unhas e cabelos. É o único produto que ainda não experimentei.

RVL Nutrion Shake Mix: é um shake muito saboroso no sabor chocolate que pode ser utilizado para emagrecimento substituindo até duas refeições. O shake possui 4 fontes de proteínas (concentrado protéico de soro de leite, proteína isolada de soja, colágeno hidrolisado e albumina), além de fibras e mais 10 frutas (cacau, maçã, mamão, pêra, abacaxi, kiwi, pêssego, morango, acerola e açaí). Confesso que não sou muito fã de shakes, mas experimentei batendo apenas com leite desnatado, um pouco de granola e 2 gotas de adoçante e adorei. Fora que me senti saciada por mais tempo do que os shakes facilmente encontrados no supermercado.

MonaVie RVL Snack Bar: é uma barra de proteínas e cereais, com frutas vermelhas, açaí, colágeno hidrolisado e uma deliciosa cobertura sabor iogurte. As barrinhas de cereais normalmente são cheias de açúcar por isso é muito importante optar por barras de proteínas. Confesso que ainda torço um pouco o nariz para consumir as barras de proteínas, mas são as mais saudáveis, então tento tirar a resistência, escolha sempre as que possuam pelo menos 3 gramas de fibras e essa da Monavie vale apena.

MonaVie EMV: é uma bebida energética que combina o açaí com 14 frutas. Aprovado o sabor e usarei sempre para repor as energias depois de um treino mais puxado ou de uma corrida.

Monavie Nuit: é um chá que deve ser consumido a noite, tomei bem geladinho e gostei. Acho que pras pessoas que curtem chá vão aprovar também. Na sua composição possui camomila, erva cidreira, erva doce e mais 16 frutas (polpa de açaí, sucos concentrados de pêra, uva vermelha, uva branca, ameixa, cranberry, blueberry, romã, amora, lichia, cereja e maracujá, purês de damasco, pêssego, banana, pêra e kiwi).

Embora os produtos sejam um pouco caros, recomendo. Os meus preferidos são o Shake, o energético e o chá.
Além de cuidar da alimentação, recomendo realizar uma atividade física diariamente. Escolha uma atividade que você curta fazer e vamos nos movimentar galera. Adotar hábitos saudáveis é fundamental.
Como os produtos da Monavie não são encontrados em supermercados, se você mora em Salvador e se interessar em algum produto pode falar comigo que passo o contato de pessoas que estão representando a marca aqui.
Para saber mais sobre todos os benefícios da linha Monavie, acesse o site.

Bjs

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Corrida/caminhada da Longevidade Bradesco

A corrida/caminhada da Longevidade Bradesco percorre 14 cidades do país. Esse ano como demorei de me inscrever só consegui me inscrever para caminhada. A prova além de barata possui duas modalidades, a corrida 6k (R$20,00) e a caminhada 3k (R$ 10,00). É uma prova não só para os iniciantes como para os que querem se exercitar fazendo uma atividade leve e de qualidade.
A prova em Salvador aconteceu no dia 02/09 no Farol da Barra com a presença de 3.000 participantes e nossa como foi lindo ver aquele tapete vermelho de gente. Além da vista extremamente convidativa, você via jovens, crianças, idosos participando das modalidades. Todo mundo num só movimento, o movimento pela vida, pela atividade esportiva.

O kit não deixou a desejar em nada a provas mais famosas e com inscrição bem acima do valor pago, contendo camiseta, squeeze (garrafinha de água), protetor solar e sacolinha. A entrega foi bastante organizada com a possibilidade de realizar gratuitamente avaliação física tanto na retirada do kit quanto no dia da prova.

Pra minha surpresa ao completar o percurso da caminhada, ainda contamos com medalha, frutas e isotônicos. Tratamento comum para as provas apenas de corrida.
A prova também tem um objetivo social louvável onde em cada cidade acontece doação do mesmo valor atingido pelas inscrições do Circuito para entidades sociais escolhidas pelas prefeituras dos municípios onde as provas são realizadas.

Ano que vem estarei atenta para participar da corrida. Para os moradores de Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, cidades onde o circuito acontecerá ainda esse ano, super recomendo.
Para aqueles que se interessarem, segue abaixo a imagem das datas das próximas provas.

O site do circuito é www.corridadalongevidade.com.br
Vamos nos exercitar galera!