domingo, 30 de setembro de 2012

Correr me faz feliz!


Tem cinco meses galera que comecei a correr. Não pensem que o começo foi fácil, ainda não é fácil, mas é muito prazeroso, é uma sensação de liberdade infinita, é superação o tempo todo, é uma adrenalina muito especial.
Clique na imagem pra ver os meus momentos nas provas!
Todo mundo fala, poxa Cássia tenho vontade de correr, mas não consigo correr 5 minutos.
Eu também não conseguia correr nem 2 minutos. Ouço muito as pessoas falarem, ninguém começa correndo 10km e eu achava que era balela, mas é a pura verdade gente. Correr requer como tudo na nossa vida, prática, rotina, disciplina, respeitando nossos limites sempre. Quando meu treinador me mostrou que eu podia correr, eu me agarrei a isso. Eu estava com 98.8kg, pesadíssima, sem muita resistência, comecei andando 3 minutos, correndo 1minuto, e fui aumentando aos poucos. Hoje 5 meses depois eu estou correndo uma prova inteira de 5km. Não paro por ai, tem muita coisa a fazer, melhorar meu tempo que ainda é alto nas provas de 5km e intensificar os treinamentos para dezembro começar a correr 10km.
As minhas sugestões são:
1. Fazer uma avaliação cardiológica. Procure um cardiologista e faça os exames comuns como teste de esforço, eco cardiograma para saber como anda seu coração. Seu coração será submetido a esforços muito grandes, então você precisa saber até onde pode ir.
2. Compre um bom tênis, ou melhor dois. É importante você revezar o seu tênis, o amortecimento dele agradece e a durabilidade dele também. Se preocupe em identificar sua pisada e compre o tênis de acordo com o tipo de pisada que você tem. Eu além de ter o sobrepeso, ainda tenho a pisada supinada(arco alto), o que não me favorece em nada, porque eu sobrecarrego muito a parte da frente dos pés. Sentia muitas dores no peito do pé. Se deseja saber mais sobre tipos de pisada, clique aqui!
3. Faça musculação. Você precisa fortalecer os músculos para evitar lesões.
4. Procure orientações de um profissional de educação física. Eu só consegui correr por conta do meu treinador Gustavo Henrique, ele montou um treino tanto aeróbico quanto de musculação que me permitiram chegar nesses 5km. Sem a ajuda dele certamente não teria conseguido.
5. Cuide da sua alimentação, saiu uma reportagem muito legal na revista O2 de setembro falando da importância de cuidar da alimentação.
6. Se motive, música pra mim é muito importante. Hoje fiz uma prova sem meu mp3, esqueci de levar e nossa não tinha a motivação que tenho quando estou ouvindo minhas músicas prediletas.
7. Lembre-se que correr na esteira é muito diferente de correr na rua. Na esteira você tem mais amortecimento, você não tem pessoas, você não tem sol ou frio pra administrar, então se pretende fazer provas, é importante você correr também na rua. Escolha um parque ou a orla da sua cidade e se joga.
8. Arrume alguém que possa lhe acompanhar quando for treinar ao ar livre, isso é muito bom. Agora é importante que a pessoa esteja no mesmo ritmo que você, já treinei com um colega de trabalho que estava num nível bem mais rápido que eu e sofri porque tentava o tempo todo acompanha-lo.
9. Trace metas e se inscreva numa corrida. Participar de uma prova é um momento muito especial pra mim. Nesses cinco meses eu fiz uma prova por mês e nossa em cada uma eu progrido mais e mais. Participar de uma prova faz bem pro meu corpo e pra minha alma.
Tem aquela euforia pra pegar o kit, saber o que vem de brinde dessa vez, qual é a cor da camisa e algumas corridas oferecem aos participantes cuidados para o corpo durante todo o dia, como massagens, pilates, dança, ioga, dicas de alimentação, até mergulho de ofurô. Ainda não participei de nenhuma prova com essas mordomias, até porque Salvador ainda tem muito o que aprender com os organizadores de provas de São Paulo e Rio.No dia da prova tem a euforia de tirar fotos antes e pós prova. Eu amo!
10. A corrida ajuda a você secar mais rápido. A corrida está me ajudando muito no meu processo de emagrecimento. Sabe aquelas dietas milagrosas? Jogue todas no lixo. Comece a se alimentar em pequenas quantidades e gaste mais. A corrida vai te ajudar e muito a conquistar seus objetivos na balança. Nesse tempo conquistei coisas muito importantes com a ajuda da corrida que contarei no próximo post.
11. A medida que você for avançando nos treinos, compre um frequencímentro (relógio que dará informações do seu treino como batimento cardíaco, km percorridos, tempo que está realizando, melhor pace, etc. Peça ajuda de pessoas do meio. Foi algo que errei feio, fiquei tão ansiosa para comprar um, que comprei um básico demais e não me dava as informações que eu tanto precisava. Depois comprei um motivada por opinião de pessoas não tão qualificadas assim e novamente não fiquei totalmente satisfeita com o produto adquirido. Como gastei muito, vou ter que esperar um pouco pra comprar o modelo certo para minhas necessidades.
12. Controle a ansidedade. A medida que fui avançando nos treinos, comecei a ficar muito ansiosa, porque queria participar das provas já com um tempo bom, correndo todo o percurso, etc. Calma! Quanto mais ansiedade pior. O importante é manter o foco, a regularidade dos treinos e também saber que o corpo precisa descansar de vez em quando né.
13. Se inspire em alguém. Eu tenho muito exemplos de corredores que começaram como eu, obesos e hoje são histórias de superação. Mas Fábio Namiuti foi sem dúvida um grande incentivador pra que eu começasse a correr. Se você quer conhecer a história dele e se inspirar a conhecer esse mundo da corrida leia seu livro “Melhor que o caminho é o Caminhar”. Clique aqui e acesse seu site!
Ainda vou correr uma prova que ele esteja e ainda vamos tirar fotos juntos. Sou super fã desse cara. Aproveite e se deliciem com o prazer em correr! É um sensação que só quem corre, sabe qual é.

2 comentários:

  1. Q incrível Cássia, eu faço há 3 meses caminhada com corrida leve e tenho vontade de participar de maratona, curtir demais as suas dicas, vou me preparar para quando tiver aqui em São Paulo. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Eita baiana arretada! Cássia, tô contigo e não abro! uhuuul corrida é isso tudo aí mesmo e mais um pouco! Ontem também tive uma corrida, a maratona da caixa e também fiz os 5km!!!!! uhuuuuuuuuuul!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim.
Bjs.